Pular para o conteúdo principal

CARAS DA COPA


Dos vários eventos esportivos que acontecem mundo afora, a Copa do Mundo tem um charme especial, pois ao contrário das Olimpíadas (tanto a de inverno quanto a de verão - essa a mais conhecida do público brasileiro) que ocorrem a apenas uma cidade sede, o mundial de futebol ocorre numa longa faixa territorial do país, aqui no Brasil ocorreu em 12 cidades sedes.

Essa multiplicidade de locais gera um efeito interessante que é a quantidade de turistas (locais ou não) que se deslocam pelo país correndo atrás das seleções, dos craques, dos jogos e também da festa, da farra, do carnaval fora de época.

Registrar esses turistas com suas fantasias, costumes, história, regionalidades, tradições, vestimentas foi o que motivou a realizar este projeto e como São Paulo foi uma das cidades sede escolhidas pela FIFA para ter jogos e também para a FIFA Fan Fest, esses locais foram usados para o registro das fotos.

O lugar escolhido para montar a estrutura da FIFA Fan Fest foi o Vale do Anhangabaú no centro da cidade, local tradicional para o povo paulistano pois nele houveram vários tipos de manifestações, comemorações e eventos que marcaram a história da cidade. Além de região central, antiga, com importantes edifícios ao seu redor Fotografei também nos arredores da Arena Corinthians, estádio que sediou a abertura da Copa e mais 5 jogos incluindo uma das semi-finais.

Fotografar os gringos foi das atividades mais interessantes, pois eles em sua maioria eram extremamente solícitos, atenciosos, simpáticos, adoravam fazer fotos, aparecer no telão, paravam para conversar. E se eles não te compreendiam por conta do idioma ou da quantidade de bebida ingerida por eles, tudo se resolvia com um sorriso, um abraço, um "oh! Brazilians are the best people!",; ou simplesmente falavam "Pelé!".

“Caras da Copa” registra todo esse ambiente de festa e confraternização entre as pessoas, como elas esperam por essa festa do futebol e como aproveitam a festa junto com a cultura do país que a tem como sede.

Esse projeto foi publicado em revista para o SENAC São Paulo.

Agradecimentos especiais aos companheiros José Luis Chinelato e Talita Castro.











Comentários

  1. Ficou muito bom Rapha!, eu q agradeço por ter acompanhado de perto algumas dessas fotos, deu saudades agora da copa,fifa fan fest. Parabéns!

    Abração

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas deste blog

26# - 4 Derbys decisivos em 2025

Trabalhar fotografando futebol tem me proporcionado momentos incríveis, e o ano de 2025 vem me presenteando com experiências inesquecíveis. O Derby Paulista Corinthians x Palmeiras é um dos maiores e mais importantes clássicos do mundo. Em 2025, esse confronto serviu como palco para duas decisões de peso: a final do Campeonato Paulista e as oitavas de final da Copa do Brasil. Tive o prazer, o privilégio e a alegria de estar presente nesses momentos. Na final do Paulistão, o primeiro jogo aconteceu no Allianz Parque e a grande decisão foi disputada na Neo Química Arena. Já no mata-mata da Copa do Brasil, os mandos foram invertidos: a primeira partida em Itaquera e a segunda na Barra Funda. Ambos os confrontos tiveram o mesmo resultado no placar agregado: o Corinthians foi campeão paulista e, mais tarde, garantiu a classificação na competição nacional. Foram muitos sentimentos ao longo desses jogos; felicidade pela oportunidade, satisfação com o trabalho produzido, a venda de fotos em tr...

#24 - Seleção Brasileira Futebol Feminino

Uma noite pra guardar na memória: Brasil x Japão na Neo Química Arena No dia 30 de maio, tive o privilégio de estar na Neo Química Arena, em São Paulo, para acompanhar o amistoso entre Brasil e Japão — o primeiro de dois jogos que a seleção brasileira feminina disputou contra as japonesas nesta janela da data FIFA  sendo também o penúltimo teste antes da Copa América, ou seja, clima de preparação, mas também de festa. A Neo Química já tem tradição de receber grandes públicos no futebol feminino (sendo considerada atualmente a casa do futebol feminino), especialmente com os jogos do Corinthians, e mais uma vez, a casa estava linda, com um ótimo público pra prestigiar nossas guerreiras da Seleção. Foi emocionante ver tanta gente vibrando e apoiando o futebol feminino com tanta energia. E o jogo? Que jogo! Divertido, movimentado e com todos os ingredientes de um grande espetáculo: muitos gols, dois pênaltis perdidos, lances cheios de tensão sendo revistos pelo VAR… Tudo isso pra termi...

#20 - Estação Verão 2025

  Um pouco do que rolou no Estação Verão Show Praia Grande 2025. Agradecimentos a Sectur PG, Grupo HJR e todos os veículos de imprensa que fizeram a cobertura do evento