Pular para o conteúdo principal

Blog #12 - Dar título para foto?

Esses dias li a seguinte frase: "se eu tivesse que explicar minhas fotos eu seria escritor e mão fotografo". Confesso que essa frase me pegou e como dizem os mais jovens "alugou um condomínio na minha cabeça"

Eu sou péssimo para dar títulos as coisas, textos, fotos e descrições tenho uma imensa dificuldade em transformar em uma expressão curta tudo aquilo que fiz em um tem texto e principalmente numa foto.

Essa dificuldade em relação a foto é ainda maior pois na maioria das vezes a imagem já está dizendo aquilo que quero mostrar e sempre acho que o título em si é só pra deixar tudo mais redundante.

Há casos que obviamente a foto necessita de um título, pois quando se trata de um projeto com várias fotos do mesmo tema acaba sendo necessário, por exemplo fotos surrealistas, que é pra nortear quem está observando a exposição.

Em redes sociais tenho me atentado para a descrição de imagens para deficiente visuais (ALT) e sempre tento fazer essa descrição para que a foto tenha alcance mais amplo e inclusivo.

Ainda não consegui chegar a uma conclusão sobre isso, mas o que percebi é que como tudo está sempre mudando a gente também precisa se adequar a algumas mudanças e isso pode ser mais fácil (ou não) pra cada um, com isso acho que é bem pessoal isso de dar (ou não) título para foto, não consigo ver isso como uma regra, cada um dá o rumo que acha correto para seu trabalho.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

26# - 4 Derbys decisivos em 2025

Trabalhar fotografando futebol tem me proporcionado momentos incríveis, e o ano de 2025 vem me presenteando com experiências inesquecíveis. O Derby Paulista Corinthians x Palmeiras é um dos maiores e mais importantes clássicos do mundo. Em 2025, esse confronto serviu como palco para duas decisões de peso: a final do Campeonato Paulista e as oitavas de final da Copa do Brasil. Tive o prazer, o privilégio e a alegria de estar presente nesses momentos. Na final do Paulistão, o primeiro jogo aconteceu no Allianz Parque e a grande decisão foi disputada na Neo Química Arena. Já no mata-mata da Copa do Brasil, os mandos foram invertidos: a primeira partida em Itaquera e a segunda na Barra Funda. Ambos os confrontos tiveram o mesmo resultado no placar agregado: o Corinthians foi campeão paulista e, mais tarde, garantiu a classificação na competição nacional. Foram muitos sentimentos ao longo desses jogos; felicidade pela oportunidade, satisfação com o trabalho produzido, a venda de fotos em tr...

#24 - Seleção Brasileira Futebol Feminino

Uma noite pra guardar na memória: Brasil x Japão na Neo Química Arena No dia 30 de maio, tive o privilégio de estar na Neo Química Arena, em São Paulo, para acompanhar o amistoso entre Brasil e Japão — o primeiro de dois jogos que a seleção brasileira feminina disputou contra as japonesas nesta janela da data FIFA  sendo também o penúltimo teste antes da Copa América, ou seja, clima de preparação, mas também de festa. A Neo Química já tem tradição de receber grandes públicos no futebol feminino (sendo considerada atualmente a casa do futebol feminino), especialmente com os jogos do Corinthians, e mais uma vez, a casa estava linda, com um ótimo público pra prestigiar nossas guerreiras da Seleção. Foi emocionante ver tanta gente vibrando e apoiando o futebol feminino com tanta energia. E o jogo? Que jogo! Divertido, movimentado e com todos os ingredientes de um grande espetáculo: muitos gols, dois pênaltis perdidos, lances cheios de tensão sendo revistos pelo VAR… Tudo isso pra termi...

#20 - Estação Verão 2025

  Um pouco do que rolou no Estação Verão Show Praia Grande 2025. Agradecimentos a Sectur PG, Grupo HJR e todos os veículos de imprensa que fizeram a cobertura do evento