Pular para o conteúdo principal

Blog #14 - PN-919 | Analógica

Entre os meses de agosto de 2023 a feveiro de 2024 usei o filme "Kodak Pro Image, 36/100" na câmera analógica PN 919. Usei praticamente todo o filme andando pelo centro de Santos, fotografando os prédios do centro histórico e algumas imagens de jogos da portuguesa santista. 

Tenho gostado de usar câmera pois como ela é leve, pequena e não chama muito atenção, dá pra usar bastante pelos centros urbanos sem que as pessoas fiquem te olhando com cara de "mas qual motivo dele estar fotografando isso ou aquilo", coisa que acontece com frequência quando uso as outras câmeras analógicas como a Yashica FX-D "Kodak Pro Image, 36/100" ou a Nikon AS "Kentmere PB 36/100". Deixar claro que amo usar as câmeras pesadas, mas o problema maior é a descrição no uso delas, inclusive as pessoas quando notam que estou com a PN-919 em mãos olham curioso achando até que a câmera é de brinquedo!

Outro fator que gosto da PN 919 é a total falta de controle sobre a exposição, iluminação, distancia focal. Por se tratar de uma câmera no moldes das lomos, a gente fica ao sabor de como serão as fotos na hora que forem reveladas, gosto dessa insegurança, dessa coisa da surpresa de como vão ficar. Obvio que nem todas fotos são "aproveitadas" mas em geral o resultado é massa.




Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

26# - 4 Derbys decisivos em 2025

Trabalhar fotografando futebol tem me proporcionado momentos incríveis, e o ano de 2025 vem me presenteando com experiências inesquecíveis. O Derby Paulista Corinthians x Palmeiras é um dos maiores e mais importantes clássicos do mundo. Em 2025, esse confronto serviu como palco para duas decisões de peso: a final do Campeonato Paulista e as oitavas de final da Copa do Brasil. Tive o prazer, o privilégio e a alegria de estar presente nesses momentos. Na final do Paulistão, o primeiro jogo aconteceu no Allianz Parque e a grande decisão foi disputada na Neo Química Arena. Já no mata-mata da Copa do Brasil, os mandos foram invertidos: a primeira partida em Itaquera e a segunda na Barra Funda. Ambos os confrontos tiveram o mesmo resultado no placar agregado: o Corinthians foi campeão paulista e, mais tarde, garantiu a classificação na competição nacional. Foram muitos sentimentos ao longo desses jogos; felicidade pela oportunidade, satisfação com o trabalho produzido, a venda de fotos em tr...

#24 - Seleção Brasileira Futebol Feminino

Uma noite pra guardar na memória: Brasil x Japão na Neo Química Arena No dia 30 de maio, tive o privilégio de estar na Neo Química Arena, em São Paulo, para acompanhar o amistoso entre Brasil e Japão — o primeiro de dois jogos que a seleção brasileira feminina disputou contra as japonesas nesta janela da data FIFA  sendo também o penúltimo teste antes da Copa América, ou seja, clima de preparação, mas também de festa. A Neo Química já tem tradição de receber grandes públicos no futebol feminino (sendo considerada atualmente a casa do futebol feminino), especialmente com os jogos do Corinthians, e mais uma vez, a casa estava linda, com um ótimo público pra prestigiar nossas guerreiras da Seleção. Foi emocionante ver tanta gente vibrando e apoiando o futebol feminino com tanta energia. E o jogo? Que jogo! Divertido, movimentado e com todos os ingredientes de um grande espetáculo: muitos gols, dois pênaltis perdidos, lances cheios de tensão sendo revistos pelo VAR… Tudo isso pra termi...

#20 - Estação Verão 2025

  Um pouco do que rolou no Estação Verão Show Praia Grande 2025. Agradecimentos a Sectur PG, Grupo HJR e todos os veículos de imprensa que fizeram a cobertura do evento