Pular para o conteúdo principal

Blog #15 - Cidade Invertida - Paranapiacaba 2018

 Michelle e eu aproveitamos o festival de inverno e fomos conhecer e consequentemente fotografar a Vila de Paranapiacaba. E durante o passeio estava entre as atrações do festival o projeto Cidade Invertida.

A estrutura móvel do projeto era um trailer que funciona como laboratório fotográfico e espaço para palestras estava estacionado em uma das ruas da Vila de Paranapiacaba.

A palestra foi uma breve explicação de como funcionava uma câmera pinhole e como é o processo de revelação de filmes analógicos, utilizando o quarto escuro e os seus produtos químicos.

Após a palestra, os organizadores do projeto cederam câmeras pinhole produzidas pelo próprio projeto Cidade Invertida para que os participantes saíssem pelas ruas próximas da onde o trailer estava estacionado para fotografar com a sua câmera usando a prática aprendida na palestra.

Após o exercício das fotos feitas com as câmeras pinhole, todos os participantes voltavam para o trailer para entregar as câmeras e participarem do processo de revelação da foto produzida.

Depois de reveladas, as fotos eram apresentadas, penduradas em um varal onde todos os participantes poderiam contemplar a fotografia que o outro participante fez.

Foi uma experiência muito bacana e enriquecedora, se você não conhece, vale a pena procurar saber mais sobre esse projeto muito interessante, que é o Cidade Invertida. Acompanhe no Instagram 
















Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

26# - 4 Derbys decisivos em 2025

Trabalhar fotografando futebol tem me proporcionado momentos incríveis, e o ano de 2025 vem me presenteando com experiências inesquecíveis. O Derby Paulista Corinthians x Palmeiras é um dos maiores e mais importantes clássicos do mundo. Em 2025, esse confronto serviu como palco para duas decisões de peso: a final do Campeonato Paulista e as oitavas de final da Copa do Brasil. Tive o prazer, o privilégio e a alegria de estar presente nesses momentos. Na final do Paulistão, o primeiro jogo aconteceu no Allianz Parque e a grande decisão foi disputada na Neo Química Arena. Já no mata-mata da Copa do Brasil, os mandos foram invertidos: a primeira partida em Itaquera e a segunda na Barra Funda. Ambos os confrontos tiveram o mesmo resultado no placar agregado: o Corinthians foi campeão paulista e, mais tarde, garantiu a classificação na competição nacional. Foram muitos sentimentos ao longo desses jogos; felicidade pela oportunidade, satisfação com o trabalho produzido, a venda de fotos em tr...

#24 - Seleção Brasileira Futebol Feminino

Uma noite pra guardar na memória: Brasil x Japão na Neo Química Arena No dia 30 de maio, tive o privilégio de estar na Neo Química Arena, em São Paulo, para acompanhar o amistoso entre Brasil e Japão — o primeiro de dois jogos que a seleção brasileira feminina disputou contra as japonesas nesta janela da data FIFA  sendo também o penúltimo teste antes da Copa América, ou seja, clima de preparação, mas também de festa. A Neo Química já tem tradição de receber grandes públicos no futebol feminino (sendo considerada atualmente a casa do futebol feminino), especialmente com os jogos do Corinthians, e mais uma vez, a casa estava linda, com um ótimo público pra prestigiar nossas guerreiras da Seleção. Foi emocionante ver tanta gente vibrando e apoiando o futebol feminino com tanta energia. E o jogo? Que jogo! Divertido, movimentado e com todos os ingredientes de um grande espetáculo: muitos gols, dois pênaltis perdidos, lances cheios de tensão sendo revistos pelo VAR… Tudo isso pra termi...

#20 - Estação Verão 2025

  Um pouco do que rolou no Estação Verão Show Praia Grande 2025. Agradecimentos a Sectur PG, Grupo HJR e todos os veículos de imprensa que fizeram a cobertura do evento