Pular para o conteúdo principal

#27 - O que aconteceu com o fotojornalismo?

Já me fiz essa pergunta algumas vezes. Tenho visto que algumas, as maiores vendas, principalmente no setor de esporte, futebol, tem sido de retratos, retratos dos jogadores, das comissões técnicas, e em um número menor as fotos que retratam como foi o jogo.

Mas querendo ou não, as fotos que "ilustram" o jogo são as fotos que contam a história. Por exemplo, o último jogo que eu fotografei foi o clássico alvinegro entre Santos e Corinthians na Vila Belmiro. Houveram fotos minhas de retratos (closes) dos jogadores de comissões técnicas que circularam em grandes mídias. Mas também foi uma das poucas fotos de fotojornalismo em si que vendeu foi sobre o pênalti do Bidon em cima do Zé Rafael. E eu estava em lugar certo, na hora certa, acompanhando o lance e apontando a câmera para dentro da área.

Antes mesmo da recomendação do VAR ao juiz analisar o lance sobre um possível penal, assim que eu terminei de fazer a foto, olhando a mesma no visor da câmera, eu já tinha certeza de que seria marcado o pênalti. Nesse momento já mandei a foto para a agência para poder fazer a circulação da imagem. Ao final do jogo, essa foto, além de ilustrar a matéria sobre como foi o pênalti, também caiu em perfis de brincadeiras, memes, associando o lance no futebol as artes marciais.


A mesma foto em linguagens diferentes de informação

Estamos passando por um momento de transição, não do fotojornalismo em mas das formas como são consumidas as imagens, as informações, de quem e qual faixa etária é o consumidor final, qual a linguagem sendo usada no momento, enfim.

Lembrar que o que eu gosto de fazer e consumir não é necessariamente o que meu cliente gosta. Especialmente, como consumidor, eu prefiro as fotos do fotojornalismo. Nada contra os retratos pois tem closes sensacionais que também contam um pouco da história do evento, talvez com menos elementos que uma foto mais aberta.

Eu como foto jornalista vou continuar fazendo os dois tipos de imagens, vou continuar trabalhando com o que eu gosto de fazer, que é as fotos que ilustram o ocorrido e também farei os cliques de retratos, de closes, porque é a demanda que tem sido mais exigida no momento.

No final das contas, no final das contas, essa imagem do pênalti me fez refletir ainda mais sobre a os caminhos que as novas ferramentas e formas de consumo tem impactado nosso trabalho.

Vamos nos adaptando ao que o mundo nos pede sem deixar de fazer o que gostamos com nosso olhar, nossa assinatura. 

Comentários

Postagens mais visitadas deste blog

26# - 4 Derbys decisivos em 2025

Trabalhar fotografando futebol tem me proporcionado momentos incríveis, e o ano de 2025 vem me presenteando com experiências inesquecíveis. O Derby Paulista Corinthians x Palmeiras é um dos maiores e mais importantes clássicos do mundo. Em 2025, esse confronto serviu como palco para duas decisões de peso: a final do Campeonato Paulista e as oitavas de final da Copa do Brasil. Tive o prazer, o privilégio e a alegria de estar presente nesses momentos. Na final do Paulistão, o primeiro jogo aconteceu no Allianz Parque e a grande decisão foi disputada na Neo Química Arena. Já no mata-mata da Copa do Brasil, os mandos foram invertidos: a primeira partida em Itaquera e a segunda na Barra Funda. Ambos os confrontos tiveram o mesmo resultado no placar agregado: o Corinthians foi campeão paulista e, mais tarde, garantiu a classificação na competição nacional. Foram muitos sentimentos ao longo desses jogos; felicidade pela oportunidade, satisfação com o trabalho produzido, a venda de fotos em tr...

#24 - Seleção Brasileira Futebol Feminino

Uma noite pra guardar na memória: Brasil x Japão na Neo Química Arena No dia 30 de maio, tive o privilégio de estar na Neo Química Arena, em São Paulo, para acompanhar o amistoso entre Brasil e Japão — o primeiro de dois jogos que a seleção brasileira feminina disputou contra as japonesas nesta janela da data FIFA  sendo também o penúltimo teste antes da Copa América, ou seja, clima de preparação, mas também de festa. A Neo Química já tem tradição de receber grandes públicos no futebol feminino (sendo considerada atualmente a casa do futebol feminino), especialmente com os jogos do Corinthians, e mais uma vez, a casa estava linda, com um ótimo público pra prestigiar nossas guerreiras da Seleção. Foi emocionante ver tanta gente vibrando e apoiando o futebol feminino com tanta energia. E o jogo? Que jogo! Divertido, movimentado e com todos os ingredientes de um grande espetáculo: muitos gols, dois pênaltis perdidos, lances cheios de tensão sendo revistos pelo VAR… Tudo isso pra termi...

#20 - Estação Verão 2025

  Um pouco do que rolou no Estação Verão Show Praia Grande 2025. Agradecimentos a Sectur PG, Grupo HJR e todos os veículos de imprensa que fizeram a cobertura do evento