terça-feira, 13 de fevereiro de 2024

Blog #13 - Ego; pequena palavra, grande problema

Recentemente assisti uma live do fotografo e professor Thales Trigo em que ele falava sobre aceitar críticas das suas fotos e proferir críticas a fotos de outros fotógrafos sem ser a crítica fofa ou aquela critica absolutamente destrutiva apenas para destruir o trabalha do outro.

Nessa live houve a participação da artista plástica Maria Cecilia de São Thiago e ela falou que era bacana montar um grupo de fotógrafos onde todos apresentavam seus trabalhos e debatiam as fotos, como se fosse um laboratório de análise de imagens, sem juízos de amizades, apenas usando a conversa para falar sobre fotografia.

No chat dessa live comentei da dificuldade de manter um grupo assim pois sempre vai ter um coleguinha que vai se achar o "Bresson" e não vai compreender e aceitar a crítica a foto e achar que quem está proferindo a crítica tem inveja do trabalho apresentado ou simplesmente não gosta da pessoa e está descontando na análise da foto.

Vou me usar como exemplo, fiz uma arte divulgação para Instagram, achei que estava ok, mas como não sou designer/ publicitário, mostrei a arte para uma designer/ publicitaria que atua há anos na área e ela pacientemente me deu dicas de uso de outros tipos de fonte para melhorar a imagem da arte. Aceitei as dicas dela, fiz as alterações e mostrei o novo resultado, para minha surpresa ela disse que ficou melhor e que teria mais resultados a nova arte que fiz.

Tão difícil quanto proferir uma opinião embasada, critica, fundamentada, sem ser levado para o lado pessoal, é receber o mesmo tipo de crítica e entender as ponderações de quem está opinando sua obra.

É preciso tomar muito cuidado pra não cair no que o Jonathan Corrêa já dizia ao explicar o nome da banda "Ego Kill Talent", o ego vai matar seu talento.



Nenhum comentário:

Postar um comentário